De acordo com a pesquisa Podcast Planner Tool, do The Podcast Host, produtores preferem investir tempo em podcasts ao invés de fazer investimento financeiro. 💵
De acordo com a pesquisa Podcast Planner Tool, do The Podcast Host, produtores preferem investir tempo em podcasts ao invés de fazer investimento financeiro.
Dos 607 entrevistados, pouco mais de 78% deles disseram que preferem gastar tempo do que dinheiro quando se trata de lançar e desenvolver um podcast. 21,4% preferem gastar dinheiro do que tempo.
Ou seja, mais ou menos três em cada quatro podcasters preferem se aventurar nas tarefas de podcasting. A empresa analisou ambos os cenários e deu dicas de como otimizar, de fato, a produção. Confira:

Investir tempo em podcasts
Muitos entrevistados disseram que preferem gastar tempo e esforço em seu próprio podcast, em vez de terceirizar, apostando no investimento financeiro. Quando se opta por gastar tempo em vez de dinheiro no podcast, os benefícios são:
- Você ganha conhecimento
- Você pode usar as habilidades que você desenvolve em projetos futuros, expandindo seus próprios horizontes
- As habilidades não vão desaparecer de repente
- Você tem maior controle sobre o produto final (embora “perfeito” seja inimigo de “feito”)
- O podcast tem seu estilo único
Essas são todas as coisas boas que fazem de você um podcaster melhor a longo prazo. No entanto, existem alguns inconvenientes:
- Você precisa atualizar suas habilidades e manter-se informado
- Aprender também pode custar dinheiro. Por que não gastar o dinheiro que você gastaria em uma aula para que outra pessoa faça o trabalho?
- O trabalho extra de aprendizado pode causar burnout
- Fazer tudo sozinho pode ser solitário
- Gastar tempo extra para aprender habilidades e praticá-las diminui seu fluxo de trabalho. Mas, uma vez que você sabe o que está fazendo, pode aumentar a frequência de publicação de seus episódios
Investir dinheiro em podcasts
Há muitas boas razões para contratar outra pessoa ou pagar por ferramentas fazerem arefas de podcast que você não gosta.
- Muito provavelmente a pessoa que você contratar pode fazer o trabalho mais rápido e melhor do que você
- A experiência confiável leva a um produto confiável
- Seja lançado e promovido de forma mais rápida e consistente
- Você pode gastar mais tempo focado no conteúdo do seu podcast
- É mais provável que você consiga sustentar o podcast a longo prazo
Mas, existem algumas razões para não entregar tarefas para outra pessoa.
- O valor que você precisará gastar pode ser maior do que o seu podcast rende. Na verdade, especialmente quando você começa, provavelmente será
- Ao tirar as mãos do trabalho, você tem menos investimento emocional no podcast
- A pessoa que você contrata sempre pode pedir demissão e você volta para onde começou
- Se seu relacionamento com eles não for justo e equitativo, eles podem afetar sua reputação
- Você tem que aceitar que não pode ajustá-lo depois que o contratado terminar a parte dele parte do trabalho
- O produto final tem menos de você e da sua singularidade
Contudo, após saber as vantagens e desvantagens de cada formato, é preciso saber que existe um meio termo. Aliás, só você saberá qual o meio termo ideal para você.
Aposte em ferramentas gratuitas que você domina para iniciar, depois, para uma próxima temporada, aprenda algo novo em um software mais específico.
Trocar experiências e observar o trabalho de outros produtores também é uma ótima visão. E ainda é possível fazer a promoção cruzada de podcasts, economizando dinheiro ao mesmo tempo que se apresenta a novos públicos.